Experiências com Eletricidade

Escola: EMEB Júlio de Grammont - SP
Formato:Em grupo (Máximo 5 alunos por grupo)
Tempo de preparação:1h
Palavras-chave:Animaçãoatividade makerciênciascriatividadeeletricidadeexperiênciamassinha

Experiência de Eletricidade com massinha de modelar e LED

Ser alfabetizado e ter conhecimentos matemáticos básicos

Que os alunos possam observar como funcionam os pólos, a corrente elétrica, o que é um condutor de energia. Durante a confecção da massinha também usamos as unidades de medidas, como gramas, ml, etc. para adicionar os ingredientes.

Utilizamos o Espaço Maker da Escola, precisamos de tigelas plásticas, colher, balança, copo medidor, LEDs e suporte para pilha. Para a massinha precisamos de 200g de farinha, 140ml água, 75g de sal, 100ml de vinagre, 1 colher de sopa óleo, corante (cor que desejar).
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=yDITmEX_ylg

Para a atividade preparei a sala com todo o material necessário disposto sobre a mesa.

Apresentei a proposta ao grupo e fui orientando passo-a-passo da receita, atentando para as medições, distribuindo as ações para que todos os alunos participassem, e depois da massinha pronta, eles fizeram suas experiências, observações, reflexões sobre a polaridade das pilhas, a polaridade do LED, a posição e formas corretas de colocá-los na massinha para que ele pudesse acender.

Essa atividade apresenta uma das infinitas possibilidades para os alunos. Durante a atividade, eles começam a criar, imaginar, relacionar com outros conhecimentos, outras possíveis atividades. Esse projeto tem sido muito rico em conhecimento, em incentivar a pesquisa, a investigar, a ter seu próprio olhar, construir seu conhecimento.

Sobre a atividade com massinha elétrica, serviu como pontapé inicial para as próximas atividades que realizamos, utilizamos posteriormente o tinkercad para fazer essas experiências de forma online (uma solução para a falta de recursos), e estou planejando atividades em ArduIno, pois a escola pretende adquirir esse material em breve.

Apenas detalhes, no geral penso que deu super certo.

Nome: Valquiria Gomes Gambim

Email: valquiriaggambim@gmail.com

Disciplina que leciona: Apoio a Projetos Pedagógico - Laboratório de Informática e Espaço Maker

Sobre o autor: Me chamo Valquiria Gomes Gambim, 32 anos, de São Bernardo do Campo, sou Professora há sete anos, atuo como Professora de Apoio a Projetos Pedagógicos em uma Unidade Escolar do Município de São Bernardo do Campo. Há três anos tenho como proposta criar um Projeto Maker na escola com os alunos do 4º e 5º anos, e temos feito algumas atividades para expandir para todos os anos ciclos, inclusive para a Educação Infantil.