Oficina “Conhecendo circuitos eletrônicos”

Escola: EMEB Senador Teotônio Vilela - SP
Número de alunos:7
Contexto:Contra turno
Faixa etária:10 a 11 anos
Formato:Individual
Duração da atividade:4h
Tempo de preparação:0h30m
Palavras-chave:ArduinoCircuitos elétricosEnergiaLinguagem de programação
Descrição da atividade

Atividades reflexivas e experimentais para conhecer fontes de energia, circuitos eletrônicos e programação de componentes eletrônicos.

Pré-requisitos

Conhecimentos de programação em blocos (Scratch)

Plano de aula

Objetivos pedagógicos

Identificar diferentes tipos de produção de energia;
Compreender quais objetos são condutores de energia;
Compreender circuito eletrônico simples;
Conhecer os itens do Kit de Arduino (placas e sensores);
Vivenciar a linguagem de programação na construção de um protótipo.

Materiais necessários

Massinha, papel alumínio, lápis grafite, baterias, LED, Kit Arduino.

Preparação

A oficina foi realizada no laboratório de informática da escola. Elaboramos uma apresentação previamente com todas as etapas e links para ser utilizada durante a oficina (ppt). É importante realizar a instalação dos programas necessários nas máquinas previamente e testá-los (Hackeduca Conecta, leitor de driver do Arduino e Scratch 2.0). No dia da oficina, disponibilizamos todos os materiais que seriam utilizados no decorrer em uma mesa.

Condução

Para início de conversa...

Roda de conversa
“O que é a eletricidade?”
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é eletricidade, de onde vem e como é armazenada nos equipamentos.
Vídeo
Kika “De onde vem a eletricidade?”
https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc&t=13s
Experimentação
Disponibilizar para os aluno: LED e bateria 3V e pedir para que façam o LED acender.
Roda de conversa
“Mas o que conduz a eletricidade?”
Levantar com os alunos suas hipóteses sobre materiais condutores e não condutores.
Vídeo
A eletricidade - condutores e não condutores
https://www.youtube.com/watch?v=Qxf4RrBiH7I
Experimentação
Desafio: acender o LED sem encostar a bateria diretamente.
Deixar disponível papel alumínio, lápis 6B, folha sulfite e massinha.
Vídeo
Circuitos de papel
https://www.youtube.com/watch?v=U89LV54BuEc
Oficina
Os alunos irão criar um cartão com o tema “O que faz meus olhos brilharem” utilizando os conceitos apresentados para levar para casa.

Indo além...

Roda de conversa
“Como funcionam os objetos eletrônicos?”
Levantar as hipóteses dos alunos sobre como é possível criar objetos eletrônicos. Feito isso, apresentar o Arduino e suas possibilidades.
Vídeo
Manual do Mundo - O que é um Arduino, afinal de contas?
https://www.youtube.com/watch?v=sv9dDtYnE1g
Experimentação
Fazer um LED piscar utilizando o Arduino e criando a programação no Scratch (Hackeduca).
Roda de conversa
“O que são sensores? Para que servem?”
Levantar as hipóteses das crianças sobre quais objetos do nosso cotidiano utilizam sensores.
Vídeo
Manual do Mundo - Conheça os sensores do Arduino
https://www.youtube.com/watch?v=vEdYjAbzrAE
(Somente introdução - até 2:20)
Experimentação
Desafio: utilizar o sensor de luminosidade LDR junto com um LED no Arduino e programar utilizando o Scratch (Hackeduca), para simular um poste de luz com acendimento automático.

Discussão e reflexão com os alunos

Em cada etapa da oficina, iniciamos com uma discussão (roda de conversa) para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, e, após assistirmos aos vídeos, retomávamos a discussão, fazendo com que refletissem sobre suas hipóteses. Feito isso, partíamos para a experimentação e a cada descoberta fazíamos intervenções pontuais com novos questionamentos.

Relato de prática

O que deu certo

Fazer um levantamento prévio das hipóteses com os alunos, anotá-las e depois de apresentado os conceitos, retomá-las, foi muito interessante e produtivo. A sequência de aprendizagem despertou o interesse dos alunos em se aprimorar sobre o assunto porém consideramos que os objetivos pedagógicos foram atingidos parcialmente, devido ao tempo.

O que pode ser melhorado

Disponibilizar mais tipos de materiais condutivos para observar outras possibilidades e aumentar o tempo da oficina.

Autores

Nome: Tatiane Sampaio Sousa

Email: tati.s.goularte@gmail.com

Disciplina que leciona: Tecnologia

Sobre o autor: Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, formada em Pedagogia e Relações Públicas. Atualmente exerço a função Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos Tecnológicos (PAPP TEC) pela prefeitura de São Bernardo do Campo, onde desenvolvo sequências didáticas e projetos relacionados à tecnologia, aprendizagem criativa, educação tecnológica e também formação de professores. Pós-graduada em Contação de Histórias e cursando pós-graduação em Coordenação Pedagógica.

Nome: Cristiane Aparecida Ribeiro de Queiroz

Email: cristianeque@gmail.com

Disciplina que leciona: Tecnologia

Sobre o autor: Professora de Educação Básica, certificadas Educadora Google nível I, atualmente atuando como Professora de Apoio a Projetos Pedagógicos Tecnológicos na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, desenvolvendo atividades e projetos relacionados à tecnologia, aprendizagem criativa e maker, educação tecnológica, formação de professores e desenvolvendo materiais de programação desplugada.

Nome: Kely Cristina Bueno

Email: kelypapp@gmail.com

Disciplina que leciona: Tecnologia

Sobre o autor: Professora de Ciências da Natureza, Biologia e Pedagoga. Atua como professora de Apoio a Projeto Pedagógico Tecnológico pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Doutoranda pelo programa de Educação Científica, Matemática e Tecnologia na Universidade de São Paulo e mestra em ensino de Ciências pela Universidade Federal do ABC. Possui experiência em formação de professores (presencial) e desenvolvimento de projetos pedagógicos.