Um dia de Code IoT

Edirlene Gloria Andrade Pinhal e Evellym Ludovig

EMEF Dr. Abrão Huck
São Paulo, SP

A atividade aconteceu na EMEF Dr. Abrão Huck, escola municipal na região do Sacomã com as professoras Glória e Evellym e os alunos dos projeto “Aluno Monitor”.

A aula foi iniciada com uma conversa sobre a Internet das Coisas, tratando de aparelhos que usam todos os dias que dependem ou que são controlados por redes. Apareceram exemplos como vídeo games modernos com os quais é possível conectar-se com pessoas de qualquer lugar, formar grupos, times, etc. Tratamos do uso de Smartphones, todos eles tem contato com alguém que usa o aparelho celular das mais diversas maneiras, uma aluna colocou que a mãe usa para emagrecer por um app que calcula as calorias do que consome no dia.

Após a conversa e o entendimento do que é e da importância da Internet das Coisas, pegamos o kit que ganhamos no dia do curso e apresentamos para os alunos, explicando os fios, botões, resistores, placa Arduino Uno, leds, etc.

Depois disso, foi explicado como acontece o funcionamento do material e fizemos o exemplo de acender o led. Dado o exemplo, o kit foi entregue aos alunos que em grupo deveriam montar um “Projeto de Sensor com Detecção de Luz”. Eles elaboraram um plano no caderno, escrevendo quais materiais precisariam e foram para a montagem, deixaram a programação, os comandos como última parte.