Code IoT na ETECA

Escola: Etec Professor Camargo Aranha - SP
Número de alunos:120
Contexto:Curricular
Faixa etária:17 a 30 anos
Formato:Em grupo (5)
Duração da atividade:2h30m
Tempo de preparação:40m
Palavras-chave:Ambientes inteligentesCódigoInternet das coisasLógica
Descrição da atividade

Primeiramente, os alunos assistiram o filme “Internet das Coisas”, para introduzirmos o debate em grupo, verificando desta maneira o conhecimento prévio do grupo. Em seguida em pequenos grupos, os alunos foram apresentados aos 4 cenários de trabalho (Cidade, Fazenda, Indústria e Saúde), para cada grupo escolher um cenário e transformar em um ambiente inteligente. Os alunos discutiram em grupo de 5 pessoas como transformaria o ambiente escolhido e posteriormente apresentaram suas ideias aos demais alunos, abrindo a discussão, principalmente com os quais escolheram os mesmos temas.

Pré-requisitos

Os alunos possuíam conhecimento em lógica de programação e análise de projeto em TI

Plano de aula

Objetivos pedagógicos

A partir de uma atividade em grupo e a discussão participativa da classe, exercitar a criação de um projeto em Internet das Coisas. Conseguir apontar os objetos inteligentes nos projetos proposto.
Usar conceitos de arquitetura básica em Internet das Coisas para identificar componentes dos objetos inteligentes e suas respectivas funções.

Materiais necessários

Laboratório de informática da escola, internet e o Data Show

Preparação

O ambiente do laboratório de informática foi preparado para a atividade

Condução

Primeiramente, os alunos assistiram o filme “Internet das Coisas”, para introduzirmos o debate em grupo, verificando desta maneira o conhecimento prévio do grupo. Em seguida em pequenos grupos, os alunos foram apresentados aos 4 cenários de trabalho (Cidade, Fazenda, Indústria e Saúde), para cada grupo escolher um cenário e transformar em um ambiente inteligente. Os alunos discutiram em grupo de 5 pessoas como transformaria o ambiente escolhido e posteriormente apresentaram suas ideias aos demais alunos, abrindo a discussão, principalmente com os quais escolheram os mesmos temas.

Discussão e reflexão com os alunos

Discutimos com cada grupo que apresentou, desta forma expandindo a reflexão dos alunos e levando cada um deles a uma análise crítica, diante de seus ambientes.

Relato de prática

O que deu certo

Os alunos compreenderam o conceito de Internet das Coisas após debatermos exemplos de problematização do dia a dia, com auxilio dos insumos utilizados na atividade. Os alunos identificaram os objetos inteligentes na exemplificação de cada tema, e a importância das suas diferentes características, ressaltada pela conectividade através da Internet.

O que pode ser melhorado

A atividade como um todo , funcionou como planejado, principalmente a divulgação da metodologia Code IOT. Nas próximas atividades podemos aprimorar a conceituação teórica exemplificar na prática com exercícios em Scratch.

Autores

Nome: Ricardo Faria Palhares

Email: palharesrf@gmail.com

Disciplina que leciona: Tecnologia Mobile; Gestão de Sistemas Operacionais,

Sobre o autor: Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, em componentes curriculares da área de informática, atuando na Etec Prof Camargo Aranha a 5 anos.

Nome: Juarez Brandão De Sousa Junior

Email: juarez.brandao@gmail.com

Disciplina que leciona: Lógica de Programação

Sobre o autor: Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, em componentes curriculares da área de informática, atuando na Etec Prof Camargo Aranha.

Nome: Bruno Cano

Email: brruno.cano@gmail.com

Disciplina que leciona: Trabalho de Conclusão de Curso

Sobre o autor: Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, em componentes curriculares da área de informática, atuando na Etec Prof Camargo Aranha.