Code IoT na ETECA
Escola: | Etec Professor Camargo Aranha - SP |
Número de estudantes: | 120 |
Contexto: | Curricular |
Faixa etária: | 17 a 30 anos |
Formato: | Em grupo (5) |
Duração da atividade: | 2h30m |
Tempo de preparação: | 40m |
Palavras-chave: | Ambientes inteligentesCódigoInternet das coisasLógica |
Descrição da atividade
Primeiramente, os alunos assistiram o filme “Internet das Coisas”, para introduzirmos o debate em grupo, verificando desta maneira o conhecimento prévio do grupo. Em seguida em pequenos grupos, os alunos foram apresentados aos 4 cenários de trabalho (Cidade, Fazenda, Indústria e Saúde), para cada grupo escolher um cenário e transformar em um ambiente inteligente. Os alunos discutiram em grupo de 5 pessoas como transformaria o ambiente escolhido e posteriormente apresentaram suas ideias aos demais alunos, abrindo a discussão, principalmente com os quais escolheram os mesmos temas.
Pré-requisitos
Os alunos possuíam conhecimento em lógica de programação e análise de projeto em TI
Plano de aula
Objetivos pedagógicos
A partir de uma atividade em grupo e a discussão participativa da classe, exercitar a criação de um projeto em Internet das Coisas. Conseguir apontar os objetos inteligentes nos projetos proposto.
Usar conceitos de arquitetura básica em Internet das Coisas para identificar componentes dos objetos inteligentes e suas respectivas funções.
Materiais necessários
Laboratório de informática da escola, internet e o Data Show
Preparação
O ambiente do laboratório de informática foi preparado para a atividade
Condução
Primeiramente, os alunos assistiram o filme “Internet das Coisas”, para introduzirmos o debate em grupo, verificando desta maneira o conhecimento prévio do grupo. Em seguida em pequenos grupos, os alunos foram apresentados aos 4 cenários de trabalho (Cidade, Fazenda, Indústria e Saúde), para cada grupo escolher um cenário e transformar em um ambiente inteligente. Os alunos discutiram em grupo de 5 pessoas como transformaria o ambiente escolhido e posteriormente apresentaram suas ideias aos demais alunos, abrindo a discussão, principalmente com os quais escolheram os mesmos temas.
Discussão e reflexão com os alunos
Discutimos com cada grupo que apresentou, desta forma expandindo a reflexão dos alunos e levando cada um deles a uma análise crítica, diante de seus ambientes.
Relato de prática
O que deu certo
Os alunos compreenderam o conceito de Internet das Coisas após debatermos exemplos de problematização do dia a dia, com auxilio dos insumos utilizados na atividade. Os alunos identificaram os objetos inteligentes na exemplificação de cada tema, e a importância das suas diferentes características, ressaltada pela conectividade através da Internet.
O que pode ser melhorado
A atividade como um todo , funcionou como planejado, principalmente a divulgação da metodologia Code IOT. Nas próximas atividades podemos aprimorar a conceituação teórica exemplificar na prática com exercícios em Scratch.
Autores
Nome: Ricardo Faria Palhares
Email: palharesrf@gmail.com
Disciplina que leciona: Tecnologia Mobile; Gestão de Sistemas Operacionais,
Sobre o autor: Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, em componentes curriculares da área de informática, atuando na Etec Prof Camargo Aranha a 5 anos.
Nome: Juarez Brandão De Sousa Junior
Email: juarez.brandao@gmail.com
Disciplina que leciona: Lógica de Programação
Sobre o autor: Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, em componentes curriculares da área de informática, atuando na Etec Prof Camargo Aranha.
Nome: Bruno Cano
Email: brruno.cano@gmail.com
Disciplina que leciona: Trabalho de Conclusão de Curso
Sobre o autor: Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, em componentes curriculares da área de informática, atuando na Etec Prof Camargo Aranha.