Introdução à Internet das coisas no nosso cotidiano
Escola: | Escola Estadual Tiburcio Alves Mogeiro - AM |
Número de estudantes: | 23 |
Contexto: | Curricular |
Faixa etária: | 14 a 16 anos |
Formato: | Em grupo (4) |
Duração da atividade: | 2h30m |
Tempo de preparação: | 2h50m |
Palavras-chave: | InternetIntroduçãoIOT |
Descrição da atividade
No primeiro momento da aula foi feita a introdução pelo professor, com uma pergunta aos alunos sobre o significado de Internet. Houve um diálogo e logo após uma discussão sobre o tema.
A partir daí, a turma foi dividida em grupos para fazer pesquisas para apresentação do conteúdo e de objetos que utilizam Internet das Coisas.
Foram feitas anotações dos objetos que estão presente em nosso dia a dia que já fazem uso da Internet das Coisas. Os mesmo conheceram o Arduino e sua finalidade.
Pré-requisitos
Estudantes Ensino Médio
Plano de aula
Objetivos pedagógicos
Reconhecer a Internet das Coisas e sua importância na vida das pessoas.
Materiais necessários
Papel, caneta computador, data show, televisão, revistas, jornais.
Preparação
Foram feitas pesquisas sobre o tema e tiradas cópias de objetos que utilizam Internet das Coisas. Foram preparadas apostilas com o tema abordado e objetos que fazem uso da internet.Foram coletados todos os materiais necessários para aapresentação, computador e o kit com materiais que ganhamos no curso Code Day para realizar apresentação do Arduino.
Condução
Durante a atividade proposta o tema foi apresentado falando sobre o que é a Internet das Coisas e foram distribuídas cópias dos textos. Os alunos fiizeram leituras em voz alta e depois o tema foi debatido pelos grupos, que fizeram anotações e ficaram encantados com o que aprenderam.
Logo após essa etapa cada grupo fez sua apresentação, falando sobre a Internet das Coisas e onde ela está presente no nosso dia a dia.
Os grupos fizeram listas de equipamentos inteligentes e foi feito um breve relato a respeito dos equipamentos. Foram então apresentadas imagens de objetos que já estão conectados à Internet das Coisas.
Uma nova concepção se formou para os alunos, que aprenderam o que é a IoT e a ideia de adicionar inteligência e sensores a objetos do dia a dia, permitindo que eles se comuniquem entre si e interajam com seres humanos.
Discussão e reflexão com os alunos
Ao longo de toda a atividade houve discussão e reflexão com os alunos.
Durante a leitura do texto pude observar as manifestações de satisfação e surpresa dos alunos devido à facilidade que pode ser oferecida através do uso da Internet das Coisas. Foi exibido um vídeo sobre a Internet das Coisas mostrando objetos que já utilizam essa tecnologia, e os alunos ficaram maravilhados com que aprenderam.
Relato de prática
O que deu certo
A compreensão do estudantes sobre o tema, o envolvimento entre todos.
O que pode ser melhorado
Tudo correu bem, só tivemos algumas dificuldades por conta da falta de alguns materiais.
Autores
Nome: Iolanda Alves Amora
Email: alvesiolanda29@gmail.com
Disciplina que leciona: Biologia
Sobre o autor: Nasci no dia 20 de fevereiro no ano de 1986 moro em Careiro da Várzea.Sou formada em pedagogia. Sou professora da Educação básica atuando no 4º ano na disciplina de Matemática e no Ensino Médio em Biologia. Pós graduada em Administração, supervisão e orientação escolar.