Internet das coisas

Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT) em inglês, é um conceito tecnológico que possibilita usar a Internet para ligar, integrar e interagir com objetos da vida cotidiana à distância. É o conjunto de objetos inteligentes conectados à Internet que se comunicam entre si e com seres humanos. Você sabia que algumas de suas aplicações já fazem parte do nosso dia-a-dia?

Code Day & Code Week são formações desenvolvidas para trabalhar de forma prática e mão na massa as possibilidades pedagógicas que a Internet das Coisas possibilita dentro de uma sala de aula. Se você é professor ou educador e nunca programou um computador ou se já programou e quer aprender a controlar seus projetos, essa formação docente foi feita sob medida para você. Venha aprender com a gente e inclua seus alunos no mundo de objetos inteligentes conectados!

Code Day & Code Week

Code Day e Code Week são formações voltadas a professores do Ensino Básico durante as quais são abordados conceitos iniciais em Internet das Coisas.

Com base no material didático disponível na plataforma Code IoT (codeiot.org.br), são conduzidas atividades práticas que servem de base para atividades com os alunos dos professores participantes.

Code Days e Code Weeks são gratuitos e abertos para professores do Ensino Público.

Histórico

Ao longo de 2017, 2018 e 2019, foram ministrados 21 Code Days presenciais nas cidades de São Paulo e Manaus. Participaram ao todo 1.228 professores, dos quais 245 enviaram relatos de prática e impactaram 9.233 alunos.

Para conhecer os relatos de prática de alguns professores participantes de Code Days, visite: https://naescola.codeiot.org.br/relatos/

Em 2020, devido às recomendações de isolamento social, as formações serão ministradas totalmente à distância no formato de Code Weeks com duração de 8 horas sendo duas aulas online de 3 horas e uma atividade à distância de 2 horas.

Code Days e Code Weeks são temáticos. Em 2020, os Code Weeks irão abordar dois temas principais: programação em blocos e programação física.

Code Week Scratch, para iniciantes, terá como base o curso Aprendendo a Programar e usará a programação em blocos Scratch para abordar conceitos básicos de pensamento computacional.

Code Week Arduino, voltado para professores que já tem um pouco de experiência com programação, irá abordar a programação física com Arduino.

É necessário ter um computador com acesso à Internet para acompanhar as atividades de formação dos Code Week Scratch e Code Week Arduino.

Para um melhor aproveitamento do Code Week Arduino, é recomendável ter alguns componentes básicos:

• 1 placa Arduino Uno ou compatível
  • 1 protoboard (de 170 pontos ou maior)
  • 3 leds (quaisquer cores)
  • 5 resistores (quaisquer valores entre 220 Ohms e 1k Ohms)
  • 1 Potenciômetro Linear de 1K Ohmn
  • 1 LDR (sensor de luminosidade) de 5mm
  • 10 jumpers (fios para conexão)

Caso queira adquirir esses componentes e não saiba onde, há no final dessa página uma lista de lojas online que você pode consultar.

Quem não tiver uma placa Arduino poderá usar o simulador Tinkercad para simular o funcionamento de seus circuitos.

Quem pode participar?

Podem participar professores do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de Escolas Públicas e educadores de ONGs.

Em 2020, serão abertas 150 vagas por Code Week. Em caso de vagas remanescentes, poderão participar professores de escolas particulares.

Code Weeks em 2020

Code Week Scratch – 01 a 08 de agosto 2020 – inscrições encerradas

Code Week Arduino – 22 a 29 de agosto 2020 – inscrições encerradas

Code Week Scratch – 03 a 10 de outubro de 2020

• Aula 1: 03/10/20 (14h-17h*)
  • Aula 2: 10/10/20 (14h-17h*)

Code Week Arduino – 24 a 31 de outubro de 2020

• Aula 1: 24/10/20 (14h-17h*)
  • Aula 2: 31/10/20 (14h-17h*)

* Horário de brasília

Inscrição

Para se inscrever, basta preencher seus dados no formulário abaixo até o dia 30/09/2020 e aguardar a confirmação de participação que será encaminhada por email.

Code Week Scratch – inscrições encerradas

Code Week Arduino: https://forms.gle/7rseUyh7mbqNUXBQA

Será necessário fazer o upload de um comprovante de docência.

É necessário ter um computador com acesso à Internet para acompanhar as atividades da formação.

Certificação

O professor ou educador que participar de uma das turmas Code Week e enviar pelo menos um relato de prática com alunos até 30/11/2020 receberá um certificado de formação de 16 horas.

O professor que participar de uma das turmas Code Week e não enviar o relato de prática receberá o certificado de formação de 8 horas.

Os certificados serão emitidos em dezembro de 2020 e encaminhados por e-mail.

O que acontece depois da formação?

Ao final da formação os participantes poderão interagir por meio de um fórum de discussão, serão orientados a planejar e conduzir atividades práticas com seus alunos, e enviar seus relatos de prática.

As melhores práticas serão divulgadas no site https://naescola.codeiot.org.br/relatos/

Alguma dúvida? Envie uma mensagem para marcia.almeida@lsitec.org.br.