Luminária Natalina Musical

Vitória Roberto Bisanção

Sesi – Bragança Paulista
Bragança Paulista, SP

A prática teve início após a participação da professora Vitória no curso Um dia de Code IOT ministrado na USP, motivada com a dinâmica ela desafiou os alunos do 8º ano do Centro Educacional Joanópolis-SP /Colégio Anglo a introduzirem o uso da robótica nas aulas de ciências, realidade essa até então desconhecida por esses alunos.

Diversas dinâmicas foram desenvolvidas de forma que os alunos pudessem entender como se faz uma programação e como utilizar o Arduíno para o desenvolvimento de objetos inteligentes, tudo isso, com o objetivo de despertar nos alunos um novo interesse pelas aulas de ciências utilizando uma linguagem mais próxima dessa nova geração, ou seja, a tecnologia.

Assim nas aulas cujo assunto eram os sistemas do corpo humano, os alunos criaram jogos por meio do Scratch como forma de desenvolverem o conhecimento e ajudarem os demais colegas de classe a estudar sobre o assunto.

Para então concluir o projeto os alunos foram novamente desafiados, a criarem agora um objeto inteligente, ao qual se aproveitou o clima natalino de fim de ano, fazendo assim com que os alunos criassem uma LUMINÁRIA NATALINA MUSICAL. Para a criação da programação utilizou-se o sistema MBLOCK e para a montagem, o uso do kit de robótica fornecido pela Samsung durante o evento UM Dia de Code IOT. Dessa forma eles desenharam o projeto a ser criado, depois desenvolverão a programação de forma que ao ritmo da musica natalina as luzes de led pudessem ser acessas de forma sincronizada.

A experiência foi transformadora, pois motivados os alunos apresentaram um desenvolvimento satisfatório ao longo desse período, além da mudança no processo de ensino-aprendizagem não só apenas no conteúdo de ciências, mas também pelas demais disciplinas escolares.