Ventilador com controle de temperatura

Paulo Cesar Malaquias

CEU EMEF ROSANGELA RODRIGUES VIEIRA, PROFa.
São Paulo, SP

Participação em “ UM Dia de Code IoT”: 28/10/2017
Unidade Educacional: CEU EMEF Rosangela Rodrigues Vieira – Prefeitura de São Paulo
Perfil dos alunos participantes Ao total, 15 alunos do 5º, 6º e 7º anos do ensino regular, alguns participantes  também são membros da oficina de robótica.
Período de realização: meses de novembro e dezembro.
Duração: 12 aulas sendo 2 aulas diárias (45 min cada).
Objetivos:

• Conhecer as ideias bases sobre o que é IoT
  • Conhecer algumas aplicações de IoT
  • Propor, sugerir objetos do cotidiano que podem ser conectados a Internet
  • Entender o funcionamento de um circuito elétrico
  • Desenvolver uma aplicação Iot ou de automação
  • Testar e apresentar a aplicação.

Relato da prática:
1 dia – Reunião com o grupo de robótica onde foi exposto os principais conceitos de IoT:
Após as explanações foi proposto que os alunos dessem exemplos de objetos do cotidiano que poderiam ser conectados à internet.
Como atividade foi proposto que na reunião subsequente os aluno propusessem uma aplicação IoT que melhorassem seu entorno e a vida das pessoas.

2 dia – Nesta reunião os alunos apresentaram suas ideias de objetos que poderiam ser conectados:

• Porta que reconhece a chave do usuário e abre sozinha
  • Guarda-roupa que  escolhe a roupa para a pessoa conforme o clima do dia
  • Robô que faz a lição de casa
  • Ventilador que só liga a partir de uma determinada temperatura
  • Cama com alarme que acorda o usuário

Debatemos estas e outras ideias, foi explicado a viabilidade de cada uma das ideias e, no caso, a que se mostrou viável para o momento foi a do ventilador.
O  projeto em questão  minimiza um problema comum em sala de aula: Conflito entre os alunos se o ventilador pode ou não ser ligado a determinadas temperaturas.

3 dia – Foi reapresentado  aos alunos  o kit Code IoT e para se familiarizarem tiveram como atividade a montagem de um circuito para apagar e acender um led conforme  a intensidade luminosa. (Atividade que o professor realizou em “Um Dia de IoT”).
Atividade ocorreu satisfatoriamente pois eles já haviam durante as oficinas de robótica montado um circuito similar no Tinkercad.
Criado uma lista dos materiais necessário e explicado o funcionamento dos componentes.

4 dia – Reapresentado as ideias de IoT também para  grupo de alunos que não faziam parte da oficina de Robótica.
Manusearam e montaram um circuito pisca-pisca, conheceram o código de programação e fizeram alterações na frequência das piscadas. Convidados a desenvolverem em conjunto com a turma de Robótica o projeto do ventilador.

5 dia – De posse dos componentes e do esquema em lousa os alunos inciaram a montagem do circuito referente  ao sensor de temperatura e as conexões com a placa Arduíno.
A parte de programação,  devido a exiguidade do tempo,  foi realizada pelo professor que  digitava e explicava o código através da exibição deste na tela de uma TV.
Realizados testes:  alunos acenderam e apagaram LED a partir da temperatura existente na sala de aula. (pois estávamos sem o módulo de rele).

6 dia –  Com o módulo de rele e a parte de  potencia (tomada, interruptor e cabo de força)   montados pelo professor devido o  circuito ter tensão de 110V, os alunos sob orientação conectaram a parte de baixa voltagem no protoboard.
Depois realizaram testes, fizeram registros fotográficos do experimento e apresentaram a um grupo de professores.

Avaliação:
Os alunos ficaram encantados com o funcionamento do circuito e já propondo novos experimentos com este e outros circuitos.
Professores da unidade escolar que viram a atividade também a aprovaram
Houve algumas dificuldades na realização da atividade em virtude de estarmos no final do semestre, fechamento de notas e parte dos alunos já estarem viajando com a anuência de seus pais. Assim como obter tempo para conseguir os materiais que não acompanhavam o Kit (sensor DHT11, módulo relê).
No geral, foi positivo e a atividade possivelmente será repetida com alterações e ampliada em 2018 se possível conectando-a a Internet.

Lista de Material
01 – placa Arduíno Uno