Associação do SCRATCH ao desenvolvimento de programação de blocos do Arduino
Escola: | Etec Aristóteles Ferreira - SP |
Número de estudantes: | 20 |
Contexto: | Curricular |
Faixa etária: | 16 a 18 anos |
Formato: | Em duplas |
Duração da atividade: | 4h |
Tempo de preparação: | 3h |
Palavras-chave: | Metodologias ativasprogramação em blocosScratch |
Descrição da atividade
Apresentar aos alunos a computação criativa com o Scratch e a variedade de projetos que eles serão capazes de criar. Para isso, utilizar exemplos de projetos interessantes e inspiradores.
Pré-requisitos
Não houve pré requisitos, o objetivo da atividade foi demonstrar como funciona a programação em blocos do Scrath. Este conhecimento vai ser utilizado como conhecimento prévio quando os alunos forem aprender a programação do IDE do Arduino.
Plano de aula
Objetivos pedagógicos
Mostrar o funcionamento da programação em blocos para facilitar quando os alunos começarem a programar com o Arduino.
Materiais necessários
Computadores, notebook. Foi utilizado o App Teams da Microsoft para realizar a atividade remota, para isso é necessário internet.
Preparação
"Foi feito a apresentação do primeiro projeto onde os alunos, foram instigados a criar um objeto que movimente conforme os teclados do mouse.
https://scratch.mit.edu/projects/432422353/editor
No projeto 2, foi utilizado o exemplo que realizamos no treinamento, mostrei como fazer modificações no cenário e como animar as letras do meu nome. Os alunos a partir desta explicação tiveram que fazer uma programação utilizando a letra dos nomes deles.
https://scratch.mit.edu/projects/432276758/editor/
Mostrei que todas a ideias da aula foram inspiradas nos tutoriais da plataforma Scratch e que eles também poderiam criar novas atividades explorando este recurso.
Mostrei o projeto 3, que foi realizado com a inspiração dos tutoriais.
https://scratch.mit.edu/projects/432420933/editor
Fechei a aula com o projeto da estrela que pisca, como vou fazer no primeiro programa do Arduino o “ Piscar”.
https://scratch.mit.edu/projects/432430409/editor
Desta forma posso associar este conhecimento de programação de blocos com a programação do IDE
Mostra a atividade realizada onde o objetivo foi a estrela piscar, dentro de um determinado período. Solicitar que façam o mesmo procedimento utilizando outro personagem e com um tempo diferente."
Condução
A cada apresentação de um novo programa os alunos eram convidados a realizar uma programação semelhante, porém incluindo modificações conforme a sua inspiração. Para que todos participassem foi solicitado que eles realizassem em duplas. Alguns alunos acompanham por celular, porém com o recurso de compartilhar com o Teams, todos experimentaram o que pode ser feito.
Discussão e reflexão com os alunos
A importância de aprender programação em blocos e como isso vai fazer parte da nossa vida.
Relato de prática
O que deu certo
Eu achei muito interessante o resultado da atividade. Os alunos comentaram que gostaram bastante. Fiquei muito feliz quando apresentei o projeto do Tucano que voa e o aluno comentou que parecia que estava trabalhando na Marvel.
O que pode ser melhorado
Gostei do resultado, não conhecia o Scratch e não entendia muito bem como funcionava programação em bloco. Fiquei muito contente com o resultado.
Autores
Nome: Marcelo Florêncio
Email: marcelo.florencio@etec.sp.gov.br
Disciplina que leciona: Componentes do técnico em eletrônica: Sistemas embarcados, técnicas digitais e eficiência energética
Sobre o autor: Professor do Centro Paula Souza. Mestrado em energia e estou realizando pós em Tecnologia da educação