Associação do SCRATCH ao desenvolvimento de programação de blocos do Arduino

Escola: Etec Aristóteles Ferreira - SP
Número de alunos:20
Contexto:Curricular
Faixa etária:16 a 18 anos
Formato:Em duplas
Duração da atividade:4h
Tempo de preparação:3h
Palavras-chave:Metodologias ativasprogramação em blocosScratch
Descrição da atividade

Apresentar aos alunos a computação criativa com o Scratch e a variedade de projetos que eles serão capazes de criar. Para isso, utilizar exemplos de projetos interessantes e inspiradores.

Pré-requisitos

Não houve pré requisitos, o objetivo da atividade foi demonstrar como funciona a programação em blocos do Scrath. Este conhecimento vai ser utilizado como conhecimento prévio quando os alunos forem aprender a programação do IDE do Arduino.

Plano de aula

Objetivos pedagógicos

Mostrar o funcionamento da programação em blocos para facilitar quando os alunos começarem a programar com o Arduino.

Materiais necessários

Computadores, notebook. Foi utilizado o App Teams da Microsoft para realizar a atividade remota, para isso é necessário internet.

Preparação

"Foi feito a apresentação do primeiro projeto onde os alunos, foram instigados a criar um objeto que movimente conforme os teclados do mouse.
https://scratch.mit.edu/projects/432422353/editor
No projeto 2, foi utilizado o exemplo que realizamos no treinamento, mostrei como fazer modificações no cenário e como animar as letras do meu nome. Os alunos a partir desta explicação tiveram que fazer uma programação utilizando a letra dos nomes deles.
https://scratch.mit.edu/projects/432276758/editor/
Mostrei que todas a ideias da aula foram inspiradas nos tutoriais da plataforma Scratch e que eles também poderiam criar novas atividades explorando este recurso.
Mostrei o projeto 3, que foi realizado com a inspiração dos tutoriais.
https://scratch.mit.edu/projects/432420933/editor
Fechei a aula com o projeto da estrela que pisca, como vou fazer no primeiro programa do Arduino o “ Piscar”.
https://scratch.mit.edu/projects/432430409/editor
Desta forma posso associar este conhecimento de programação de blocos com a programação do IDE
Mostra a atividade realizada onde o objetivo foi a estrela piscar, dentro de um determinado período. Solicitar que façam o mesmo procedimento utilizando outro personagem e com um tempo diferente."

Condução

A cada apresentação de um novo programa os alunos eram convidados a realizar uma programação semelhante, porém incluindo modificações conforme a sua inspiração. Para que todos participassem foi solicitado que eles realizassem em duplas. Alguns alunos acompanham por celular, porém com o recurso de compartilhar com o Teams, todos experimentaram o que pode ser feito.

Discussão e reflexão com os alunos

A importância de aprender programação em blocos e como isso vai fazer parte da nossa vida.

Relato de prática

O que deu certo

Eu achei muito interessante o resultado da atividade. Os alunos comentaram que gostaram bastante. Fiquei muito feliz quando apresentei o projeto do Tucano que voa e o aluno comentou que parecia que estava trabalhando na Marvel.

O que pode ser melhorado

Gostei do resultado, não conhecia o Scratch e não entendia muito bem como funcionava programação em bloco. Fiquei muito contente com o resultado.

Autores

Nome: Marcelo Florêncio

Email: marcelo.florencio@etec.sp.gov.br

Disciplina que leciona: Componentes do técnico em eletrônica: Sistemas embarcados, técnicas digitais e eficiência energética

Sobre o autor: Professor do Centro Paula Souza. Mestrado em energia e estou realizando pós em Tecnologia da educação