“BRINCANDO COM O FINAL DE ANO” – VAMOS FINALIZAR ESTE ANO!

Escola: Etec José Rocha Mendes - SP
Contexto:Contra turno
Formato:Em duplas
Palavras-chave:Finalização do ano letivo

Atividade lúdica e motivacional para os alunos de forma a finalizar as atividades deste ano letivo de forma diferente – eles estão em atividades remotas desde março/2020. Os alunos irão elaborar uma animação, do tipo do exemplo feito pelo professor, de forma a externar seus sentimentos e mandar uma mensagem positiva resumindo este ano (atípico pela pandemia do novo Corona vírus) e deixando uma mensagem positiva para o próximo ano.

Estar matriculado e cursando o curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio

Trabalhar com os alunos suas percepções, sentimentos e perspectivas para o final deste ano e início de 2021.

Computador com acesso à internet

Apresentação da plataforma do Scratch e exemplificação dos códigos, etc.

Atividade remota síncrona com os alunos utilizando simultaneamente o Teams e o Scratch (https://scratch.mit.edu/projects/editor).

Elencar, ouvir e escutar dos alunos, de forma que eles possam externar seus sentimentos e mandar uma mensagem positiva resumindo este ano (atípico pela pandemia do novo Corona vírus).

O fato de os alunos poderem se expressar, de serem ouvidos foi muito positivo. O meu objetivo foi atingido satisfatoriamente, os alunos puderam fazer uma reflexão do momento – saímos da “caixinha” da nossa aula e “pudemos viajar” juntos.

Realizar a atividade de forma presencial. Muitos alunos estão emocionalmente abalados com as atividades remotas e isso comprometeu o desenvolvimento da atividade.

Nome: José Antonio Figueiredo de Sousa

Email: coord.ped.rocha.mendes@gmail.com

Disciplina que leciona: Montagem de Circuitos Eletrônicos

Sobre o autor: Técnico Eletrônico/Engenheiro Mecânico/Gestor Empresarial/Mestre em Engenharia e Tecnologia Espacial -Mecânica e Controle