Conhecendo o mundo da IOT
Escola: | Colégio Estadual César Borges - BA |
Número de estudantes: | 35 |
Contexto: | Contra turno |
Faixa etária: | 14 a 16 anos |
Formato: | Em grupo (4 ou 5 por equipe) |
Duração da atividade: | 4h30m |
Tempo de preparação: | 2h0m |
Palavras-chave: | Inteligência artificialInternetIOT |
Descrição da atividade
No início, foi feita uma introdução pelo professor, acerca do que significa a Internet das Coisa (OIT, em inglês). A partir da compreensão do conteúdo, a turma foi dividida em equipes e foi dado um tempo para que eles pudessem pesquisar aparelhos e sistemas que utilizam recursos tecnológicos da IOT. Na sequência, foi solicitado aos estudantes que fizessem cartazes com imagens e descrições de como a Internet das Coisas é utilizada e está presente em nossas vidas. Os alunos mostraram os cartazes e fizeram uma explanação sobre o conteúdo. Para finalizar, foi exibido o filme Transcedence: A Revolução, o qual aborda questões de inteligência artificial, onde os estudantes identificaram elementos da IOT, fizeram uma análise e um debate sobre o assunto, além de ser lançada a questão: "Até onde vamos".
Pré-requisitos
Estudantes do Ensino Médio com conhecimentos mínimos em tecnologia
Plano de aula
Objetivos pedagógicos
Reconhecer o que é e como utiliza-se a IOT
Materiais necessários
Papel metro, tesoura, cola, revistas, jornais, televisor, filme, computador.
Preparação
- De início, os alunos observação a explicação introdutória do professor;
- Na sequência, divide-se a turma em equipe para que possam pesquisar e preparar seus cartazes com o conteúdo disponibilizado;
- Na devolutiva, os estudantes apresentam o que pesquisaram e prepararam nos cartazes;
- Para finalizar, os estudantes assistem ao filme na própria sala de aula ou em ambiente específico para isso (sala de multimídia, p.e.).
Condução
O professor deve assessorar a todo instante, tirando dúvidas e mostrando os melhores caminhos a serem seguidos.
Discussão e reflexão com os alunos
Na própria atividade, em especial após a exibição do filme, os estudantes puderam debater o que é a IOT e como ela está inserida em nosso cotidiano e como ela pode progredir ainda mais, facilitando a vida das pessoas.
Relato de prática
O que deu certo
A compreensão dos estudantes sobre o conteúdo, bem como a integração entre todos.
O que pode ser melhorado
Praticamente tudo o que foi idealizado ocorreu, sem grandes problemas.
Autores
Nome: Glauber Silva Motta
Email: glauberfla@hotmail.com
Disciplina que leciona: Química
Sobre o autor: Professor de escola pública, lecionando no Ensino Médio, a disciplina Química, no Colégio Estadual César Borges (Valente - BA).