Conhecendo o mundo da IOT

Escola: Colégio Estadual César Borges - BA
Número de estudantes:35
Contexto:Contra turno
Faixa etária:14 a 16 anos
Formato:Em grupo (4 ou 5 por equipe)
Duração da atividade:4h30m
Tempo de preparação:2h0m
Palavras-chave:Inteligência artificialInternetIOT
Descrição da atividade

No início, foi feita uma introdução pelo professor, acerca do que significa a Internet das Coisa (OIT, em inglês). A partir da compreensão do conteúdo, a turma foi dividida em equipes e foi dado um tempo para que eles pudessem pesquisar aparelhos e sistemas que utilizam recursos tecnológicos da IOT. Na sequência, foi solicitado aos estudantes que fizessem cartazes com imagens e descrições de como a Internet das Coisas é utilizada e está presente em nossas vidas. Os alunos mostraram os cartazes e fizeram uma explanação sobre o conteúdo. Para finalizar, foi exibido o filme Transcedence: A Revolução, o qual aborda questões de inteligência artificial, onde os estudantes identificaram elementos da IOT, fizeram uma análise e um debate sobre o assunto, além de ser lançada a questão: "Até onde vamos".

Pré-requisitos

Estudantes do Ensino Médio com conhecimentos mínimos em tecnologia

Plano de aula

Objetivos pedagógicos

Reconhecer o que é e como utiliza-se a IOT

Materiais necessários

Papel metro, tesoura, cola, revistas, jornais, televisor, filme, computador.

Preparação

- De início, os alunos observação a explicação introdutória do professor;
- Na sequência, divide-se a turma em equipe para que possam pesquisar e preparar seus cartazes com o conteúdo disponibilizado;
- Na devolutiva, os estudantes apresentam o que pesquisaram e prepararam nos cartazes;
- Para finalizar, os estudantes assistem ao filme na própria sala de aula ou em ambiente específico para isso (sala de multimídia, p.e.).

Condução

O professor deve assessorar a todo instante, tirando dúvidas e mostrando os melhores caminhos a serem seguidos.

Discussão e reflexão com os alunos

Na própria atividade, em especial após a exibição do filme, os estudantes puderam debater o que é a IOT e como ela está inserida em nosso cotidiano e como ela pode progredir ainda mais, facilitando a vida das pessoas.

Relato de prática

O que deu certo

A compreensão dos estudantes sobre o conteúdo, bem como a integração entre todos.

O que pode ser melhorado

Praticamente tudo o que foi idealizado ocorreu, sem grandes problemas.

Autores

Nome: Glauber Silva Motta

Email: glauberfla@hotmail.com

Disciplina que leciona: Química

Sobre o autor: Professor de escola pública, lecionando no Ensino Médio, a disciplina Química, no Colégio Estadual César Borges (Valente - BA).