Internet das coisas e Linguagem de programação com CODE.ORG

Formato:Em grupo (5)
Duração da atividade:50m
Palavras-chave:InternetLinguagem de programaçãoobjetosTecnologia

Nosso principal objetivo foi discutir o que é a Internet, como as pessoas usam e o que podemos criar com ela. Para isso, os alunos foram divididos em 5 grupos para facilitar a troca de ideias. Criamos alguns slides com algumas questões para desencadear a discussão, por exemplo: " O que é Internet?" "Como nos conectamos a outras pessoas?", os alunos responderam de pronto que é a Internet é uma rede, pedimos exemplos de como seria essa rede? eles conseguiram explicar que a rede consegue conectar a todos mundialmente. Depois dessa discussão, apresentamos o texto "Cena do cotidiano" e distribuímos o texto impresso para cada grupo. Primeiro deixamos os alunos livres para lerem e interpretarem, neste momento, os alunos ficaram empolgadíssimos com os objetos apresentados no texto, surgiram falas como: "Nossa! isso seria demais! Já pensou ter uma mochila assim!", outros acharam impossível isto acontecer, diante das falas e discussões, fizemos com que eles pensassem um pouco sobre a tecnologia ao nosso redor, desta forma os objetos apresentados no texto tiveram mais sentido pra eles; Depois disso os alunos grifaram no texto os objetos, e perguntamos o que eles tinham de diferente de outros objetos que eles conheciam, a grande maioria respondeu que eles eram "tecnológicos", pedimos para eles explicarem este termo e eles chegaram onde queríamos, isto é, na inteligência, objetos inteligentes.

Acesso à Internet; Redes de conexão; Tecnologia.

Discutir o que é Internet; Compreender o impacto do uso da Internet na vida das pessoas.

Data show, computador, papel sulfite com texto impresso.

Os alunos fizeram a atividade no laboratório de informática, as cadeiras estavam dispostas em grupos de cinco.

A atividade foi conduzida por meio de leitura e discussãoes.

A importância da Internet no mundo atual e seus impactos na vida das pessoas.

A primeira discussão sobre o que era Internet deu super certo, os alunos já compreendem que ela é uma rede que conecta pessoas. Já a parte criativa dos alunos deixou a desejar, pensamos que na hora que eles fossem pensar sobre os objetos inteligentes sairiam coisa maravilhosas, mas não! Somente um grupo propôs um objeto (relógio que mede o índice de glicemia no sangue e orienta a pessoa sobre o que ela tem que fazer).

Propor que os alunos criem em outras aulas, desenhos de objetos inteligentes, para quem sabe construirmos um protótipo com sucata e arduíno.

Nome: Priscila Barreto dos Santos

Email: poietarde@escolaluizdavid.com