Scratch na Copa do Mundo FIFA 2018
Escola: | EMEF Luis Washington Vita - SP |
Número de estudantes: | 103 |
Contexto: | Curricular |
Faixa etária: | 9 a 10 anos |
Formato: | Em grupo (3 a 5 integrantes por grupo) |
Duração da atividade: | 0h45m |
Tempo de preparação: | 0h10m |
Palavras-chave: | Copa do MundoFutebolPaísesProgramaçãoScratch |
Descrição da atividade
Iniciamos com pesquisa e levantamento de dados sobre os países participantes da copa do mundo FIFA de futebol 2018. A partir desta coleta de dados os alunos criaram animações e quiz sobre os países e futebol.
Pré-requisitos
Ter tido contato prévio com a programação em Scratch.
Plano de aula
Objetivos pedagógicos
- Executar comandos, criar e depurar ideias por meio de programação.
- Planificar sequências passo a passo, antecipando ações e repercussões para resolução de problemas e aplicando condicionantes e estrutura de decisões.
- Executar comandos por meio de programação com operadores lógicos, calcular variáveis simples, usar condicionantes, compilar e depurar ideias.
Materiais necessários
Computadores do laboratório de informática.
Preparação
Na primeira aula dividir os alunos em duplas ou grupos. Fazer uma lista de todos os países participantes da copa em 2018 e dividi-los em grupos por continentes. Cada grupo de alunos ficou responsável por um grupo de países por livre escolha ou sorteio. A cada início de aula fazer uma retomada dessas informações.
Condução
- Estabelecer quais as informações importantes deveriam ser pesquisadas (capital, continente que pertence, moeda, idioma, pontos turísticos, culinária, participações em copas FIFA, títulos conquistados no futebol e principais jogadores.
- Abrir navegador para pesquisa e estabelecer uma forma de registro (no caso foi uma tabela no Word).
- Produzir quiz e animação no Scratch Offline e salvar nos arquivos do laboratório para que os alunos realizassem alterações.
- Compartilhar as produções finais no Studio da escola na comunidade Scratch (https://scratch.mit.edu/studios/5255283/).
- Compartilhar com a turma ao final de cada aula o que cada dupla ou grupo estava trabalhando.
Discussão e reflexão com os alunos
Realizamos comparações entre os outros países e o nosso Brasil em vários aspectos, além do futebol. Cada grupo ou dupla compartilhou como construiu suas produções, quais blocos e comandos usaram.
Relato de prática
O que deu certo
Os alunos se envolveram nas pesquisas e produções, estas também foram usadas em outras disciplinas durante este período.
O que pode ser melhorado
Diminuir as informações de pesquisa que acabou levando mais tempo que a produções no Scratch.
Autores
Nome: Patricia Cosmos da Silva
Email: poiepatriciacosmos@gmail.com
Disciplina que leciona: Informatica Educativa
Sobre o autor: Sou professora da rede Municipal de São Paulo. Sou formada em Pedagogia, atualmente estou orientando as atividades no laboratório de informática, onde dou aulas para o Fundamental I e EJA em aulas regulares e projeto de Robótica com o fundamental II.